São aqueles tratamentos onde é feito um diagnóstico precoce (entre 4 e 6 anos de idade) da má-oclusão (desalinhamento dentário), uma planificação e através de terapias “hands off” (sem aparelhos instalados), conseguimos evitar totalmente ou parcialmente que o problema osteo dentário se desenvolva, muitas vezes evitando tratamentos mais radicais como cirurgias ortognáticas. As deformidades hereditárias ou adquiridas na fase intrauterina ou nos primeiros anos de vida podem ser corrigidas ou minimizadas com estas abordagens.
Recomenda-se que nos primeiros meses pós-parto, os pais atentem para a questão do controle de alérgenos no ambiente domiciliar e principalmente no local onde a criança permanece mais tempo. Tecidos antialérgicos devem ser usados, pois as síndromes alérgicas, também são fatores que desencadeiam deformidades osteo dentárias.
O uso da chupeta deve ser evitado dentro do possível e o hábito de sucção do dedo pode estimular um crescimento anormal da maxila. Observar sempre a respiração, se está sendo feita pelas fossas nasais, caso contrário consulte um pediatra.

